Transporte Eficiente: há mais de uma década em Joinville

Novos Veículos e Atendimento Unificado

O Transporte Eficiente, serviço prestado pelo sistema de transporte coletivo de Joinville há mais de 16 anos, tem um serviço diferenciado e exclusivo para pessoas com mobilidade reduzida e seus acompanhantes. Atualmente tem 742 clientes cadastrados, sendo que 54% deles utilizam regularmente. Os demais usam esporadicamente, conforme necessidade. Cerca de 70% dos clientes cadastrados são cadeirantes.

O Sistema do Transporte Eficiente é realizado diariamente por 12 micro-ônibus especialmente fabricados e adaptados para atender a estes clientes. Os veículos contam com elevador, corredores maiores e locais específicos para cadeiras de rodas.

Diariamente, em média, são 350 atendimentos de pessoas com mobilidade reduzida que utilizam o serviço para se deslocar a clínicas médicas, hospitais, escolas, faculdades, AACD, ACE, ADEJ, APAE, NAIPE e empresas para trabalhar. Os micro-ônibus buscam as pessoas em casa e as deixam no local solicitado e, no horário marcado, levam de volta para casa. Juntos os 12 carros percorrem todos os dias mais de 2.700 km. Durante os 16 anos de operação, o serviço oferecido pela Transtusa e Gidion já transportou mais de um milhão de passageiros.

Para agendar o transporte, os usuários devem telefonar com 24 horas de antecedência do compromisso e eles serão conduzidos ao seu destino conforme solicitado. Para o transporte no sábado, domingo ou na segunda-feira o agendamento deve ser feito na sexta-feira. Para os cancelamentos, o usuário deve avisar com mínimo de 12 horas de antecedência.

A pessoa com deficiência não paga passagem (se estiver dentro da lei 4,288 de 22/12/2000) e, caso necessite de acompanhante, os dois não pagam passagem.

As empresas mantêm 31 funcionários específicos para esse serviço, que recebem treinamento especial para o atendimento exclusivo do Transporte Eficiente.

Horário de Operação: As viagens são agendadas no mesmo horário de funcionamento dos ônibus urbanos, inclusive sábados e domingos.
O agendamento, agora unificado, pode ser feito das 8 às 16h30, em dias úteis.
Telefone para agendamento: 3431-1321

Satisfação do cliente

Com o objetivo de melhorar o Transporte Eficiente houve mudanças no sistema, com a reestruturação do atendimento e aquisição de novos veículos. Para realizar as melhorias, o serviço é constantemente avaliado pelas empresas e também pelas pessoas que o utilizam.

O gráfico 1 mostra a satisfação dos passageiros com os serviços prestados pelos motoristas e pelos profissionais que realizam o agendamento, com notas superiores a 8,5.

Pelo gráfico 2 pode-se observar que, em média, 90% das ligações telefônicas são atendidas em até 10 segundos de espera. Para atender a todas as solicitações, três mil pessoas por mês, em média, nos últimos dois anos (gráfico 4), os ônibus do Transporte Eficiente rodam, em média, 34 mil km por mês, conforme demonstra o gráfico 3.

TransNotícias

A Gidion se preocupa em manter seus colaboradores informados das suas ações e do seu desenvolvimento

Saiba mais