Responsabilidade Ambiental

A Gidion, empresa de transporte coletivo urbano e fretamento, está atenta às necessidades e aos conceitos mais modernos de Responsabilidade Ambiental. A necessidade de termos um planeta limpo e saudável, aliada ao direito das pessoas viverem dignamente, formaram o moderno conceito da Responsabilidade Socioambiental. A separação dos conteúdos social e ambiental é desnecessária devido à importância de ambas. A Gidion é comprometida com ambas e a separação dos títulos no site tem apenas intuito didático de facilitar a informação. O meio ambiente e as pessoas continuarão recebendo atenção especial da direção e dos colaboradores da Gidion, em benefício do planeta e da sociedade.

As ações desenvolvidas pela empresa visam reduzir os impactos da poluição sonora, hídrica, do solo e atmosférica. Para atingir estes objetivos, a Gidion realiza sistematicamente revisão preventiva de motores, bicos e bombas injetoras, testes de aferição do nível de poluentes com o uso do opacímetro, uso de Diesel Metropolitano e Biodiesel, box hermético para lavação dos ônibus, captação da areia contaminada, central de resíduos, tanques de contenção para combustíveis, uso de xampus isentos de poluentes, sondas de pátio como prevenção, aproveitamento da água da chuva, reciclagem da água e pit stop de limpeza.

A empresa tem aproximadamente 850 colaboradores. Sua história de trabalho já soma mais de quatro décadas buscando sempre modernizar seus recursos e capacitar seus profissionais para garantir a qualidade dos serviços de transporte urbano e de fretamento.

No total, a empresa investiu mais de R$ 580.000,00 na reforma e implantação de equipamentos voltados à preservação do meio ambiente. Mensalmente são aplicados cerca de R$5.000,00 para a destinação adequada dos resíduos.

Biodiesel

É o diesel com adição de óleo vegetal ou animal. A Gidion foi uma das pioneiras em Santa Catarina no uso do biodiesel B-2 a partir de 2007. Atualmente, a Gidion e é a única empresa do interior do Estado que utiliza o diesel S-500 metropolitano, com 5% de óleo vegetal, formando o biodiesel (B-5).

Gidion inicia testes para utilização do novo diesel S-50 que faz parte da fase P7 – Programa de Controle de Poluição do Ar para veículos automotores pesados (Proconve), a ser oficializada em 2012. Estes testes tem por finalidade verificar a performance dos componentes dos motores com esse novo produto.

O mosaico do combustível no Brasil passa pelo diesel comum, o S-1800, utilizado pela esmagadora maioria das empresas; pelo S-500, utilizado pela Gidion desde 2007 e que emite quatro vezes menos enxofre; pelo S-50, com dez vezes emissão que o anterior e finalmente o S-10, que será utilizado em 2012 nos motores EURO V.

A Gidion foi pioneira no Estado utilizando o S-500 para esta mistura e agora inova mais uma vez testando o S-50, formando um Biodiesel B-5 com combustível de baixíssima emissão, igualando-se às melhores práticas de proteção do meio ambiente. Contendo menor teor de enxofre que os demais combustíveis, o S-50 é uma evolução do diesel S-500. A Gidion foi a primeira empresa de transporte coletivo de Santa Catarina a utilizar em seus veículos o S-500, com 5% de óleo vegetal na sua composição. Pela legislação, este produto deve ser utilizado em todo território nacional a partir de 2014.

No Brasil são consumidos três tipos de óleo diesel:

  • B-S-1800 – conhecido como diesel do interior ou tradicional emite 1800 partículas de dióxido de carbono por milhão – ppms.
  • BS-500 – denominado metropolitano. No início foi liberado só para as regiões metropolitanas e que apresenta quatro vezes menos enxofre em sua composição que o diesel tradicional.
  • BS-50 – em uso nos países desenvolvidos, ainda é importado. Atualmente é liberado apenas para empresas do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. A Gidion tem protocolado junto a ANP (Agência Nacional do Petróleo) pedido de liberação de uso desse combustível que emite 11% menos poluentes que o BS-500.

Descarte de pilhas, baterias e celulares

Reservatório no qual os colaboradores podem depositar o material usado.A Gidion encaminha este tipo de lixo à empresa especializada que dará o devido fim ao resíduo. Pilhas e baterias levam de 100 a 500 anos para se decompor.

Box Hermético para Lavação dos Veículos

A Gidion conta com Box automatizado e hermético para lavação da parte inferior dos veículos. Este sistema é inédito, garantindo o uso racional da água; e o dispositivo envidraçado evita a contaminação do entorno. Figuras de aves ampliadas e colados nos vidros evitam que pássaros locais se choquem contra as paredes do Box.

Sondas de Pátio

A Gidion possui 7 sondas espalhadas ao longo do pátio (3 na matriz e 4 na garagem Itaum) que servem para medir eventuais contaminações do solo.

Aproveitamento da água da chuva

Um sistema de captação permite a utilização da água da chuva que, depois de contida e tratada, é utilizada na lavação de veículos e peças. Com esta ação, a empresa aproveita as condições climáticas e atuam no uso racional de água.

Xampus e Detergentes isentos de Poluentes e Contaminantes

Todos os produtos utilizados para limpeza e lavação de peças e componentes são totalmente biodegradáveis.

Tanques de Contenção nos Depósitos de Combustível

Os tanques de estocagem de diesel possuem ao seu redor uma área de contenção que evita o derramamento em caso de acidentes com o tanque e possuem ainda dispositivos anti-colisão. A capacidade da área de contenção é superior ao total estocado.

Reciclagem da água para lavação de ônibus

A lavação de um ônibus consome em média 450 litros de água. Para lavar todos os seus veículos diariamente, a Gidion e a Verdes Mares utilizam 140 mil litros de água. Uma estação de tratamento biológico permite o reaproveitamento de 80% da água, o que corresponde a 3,5 milhões de litros/mês.

Captação e Secagem da Areia Contaminada

Na lavação dos veículos, resíduos sólidos como areia são contaminados por graxas e óleos. Para remoção de contaminantes, a areia é recolhida, secada em grandes tanques e encaminhada ao aterro industrial.

Revisão Preventiva de Motores, Bicos e Bombas Injetoras

Entre os planos de manutenção preventiva executados pela Gidion e pela Verdes Mares em suas frotas, um se destina exclusivamente ao sistema de alimentação do veículo. Em períodos definidos, os veículos passam por intervenção mecânica nos componentes do sistema de alimentação, troca de filtros e ajustamentos na bomba e nos bicos injetores. Tais procedimentos visam tornar a queima de combustível mais plena possível, reduzindo o consumo de óleo diesel e, conseqüentemente, a emissão de poluentes.

Pit Stop de Limpeza

Um moderno e pioneiro “Pit Stop” de limpeza, permite a concentração e racionalização dos recursos aplicados na higienização da frota, preservando o entorno.

Central de Resíduos em Prédio Específico

A remoção de resíduos utiliza caçambas e locais específicos, com os nomes dos materiais a serem coletados. Com a padronização e a conscientização dos funcionários com a campanha “Separe do lixo o que não é lixo”, a Gidion está um passo à frente na preservação do meio ambiente.

Uso do Opacímetro no Controle de Emissão de Gases

Todos os veículos da frota são periodicamente submetidos a testes de aferição do nível de emissão de poluentes. Aqueles considerados fora da especificação são recolhidos imediatamente para correção. O resultado é que a frota apresenta, em média, 40% menos emissão que a permitida pelos fabricantes.

TransNotícias

A Gidion se preocupa em manter seus colaboradores informados das suas ações e do seu desenvolvimento

Saiba mais